Um apelo por mais qualidade de vida á população de Porto Velho no dia do centenário

O Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Rondônia (SINDAFISCO) parabeniza toda a população portovelhense pelos 100 de Porto Velho, comemorado nesta quinta-feira, dia 2 de outubro de 2014. Para a Diretoria da entidade, esse é um momento oportuno para reconhecer os avanços e para refletir nas mudanças que ainda precisam acontecer para o bem de cada cidadão.

A cidade, que nasceu em 1907, na margem leste do Rio Madeira, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, foi criada oficialmente em 2 de outubro de 1914 como um município do Amazonas. E em 1943 Porto Velho passou à condição de cidade-sede do Território Federal do Guaporé, que em 1956 passou a ser denominado Rondônia,  vindo a ser elevado à categoria de estado em  4 de janeiro de 1982.

Nesse centenário de Porto Velho, cabe destacar os avanços econômicos – reflexo do impacto positivo das obras hidrelétricas no Rio Madeira – que a elevou ao status de capital com uma das economias mais ascendentes do país. Em contrapartida, veio o fenômeno do crescimento desenfreado, que fez aumentar os desafios e a necessidade de políticas públicas mais arrojadas e efetivas, voltadas a garantir, pelo menos, um nível equilibrado de qualidade de vida à população.

Segundo levantamento do IBGE, em 2007, o número de habitantes em Porto Velho não chegava a 370 mil pessoas. No censo de 2010 o número subiu para quase 429 mil. E agora em 2014 o Instituto estima que existam quase 500 mil moradores na cidade, entrando no ranking das 20 capitais do país com mais habitantes. No entanto, esse aumento populacional remete a preocupações…

Porto Velho é uma das quatro cidades brasileiras com os piores desempenhos em várias das categorias analisadas pelo Ranking do Saneamento Básico, divulgado recentemente pelo Instituto Trata Brasil. Enquanto a média de atendimento da população com água tratada nos municípios estudados foi de 92%, em Porto Velho o número ficou abaixo dos 40%. A capital de Rondônia ocupa ainda as últimas posições na avaliação da coleta e tratamento de esgoto.

Nesta data, o SINDAFISCO faz um apelo para que os recursos arrecadados, em forma de impostos, sejam revertidos em benefícios à população, para que cada família tenha mais qualidade de vida, usufruindo de serviços de mais qualidade, nas áreas essências como saúde, educação e segurança.

SINDICATO DOS AUDITORES FISCAIS DE TRIBUTOS ESTADUAIS DE RONDÔNIA – SINDAFISCO