Histórico

26 de novembro de 1993: aconteceu a Assembleia Geral para a constituição do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais do Estado de Rondônia – SINDAFISCO. Os pioneiros se reuniram na rua Duque de Caxias, 1470, no Centro de Porto Velho – onde funcionou a sede provisória da entidade. A Assembleia foi presidida pelo Auditor Osvaldo Ramos, que foi secretariado pela Auditora Lídia Santos Oliveira.

06 de maio de 1994: ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária, na sede provisória, que teve a finalidade de deliberar sobre a constituição da Comissão responsável pelos trabalhos do primeiro processo eleitoral no SINDAFISCO, quando também foi definida a data da votação para a escolha, através do voto, da primeira Diretoria.

10 de maio de 1994: foi realizada, na sede provisória, a primeira reunião da primeira Comissão Eleitoral do SINDAFISCO. Conforme edital de convocação datado de 07-05-1994, a sessão foi aberta sobre a Presidência da Auditora Júlia Trindade Souza, tendo os trabalhos secretariados pelo Auditor Osmário Ferreira Silva.

03 de junho de 1994: foi realizada a primeira eleição no SINDAFISCO, contando, na época, com 142 filiados aptos para votar. Duas chapas concorreram ao pleito – uma delas encabeçada pelo Auditor Hélio Berti, e a outra, encabeçada pelo Auditor Edgar C. Melo.

10 de junho de 1994: reuniram-se na sede provisória do SINDAFISCO a Comissão Eleitoral e os representantes das duas chapas concorrentes para a abertura das urnas eleitorais e contagem dos votos. Foram no total 137 votos válidos, 1 voto nulo e quatro em branco. A chapa encabeçada pelo Auditor Hélio Berti obteve a maioria dos votos.

08 de julho de 1994: tomaram posse os membros da primeira Diretoria eleita do SINDAFISCO, tendo como Presidente Hélio Berti, e Vice, Renaldo S. Silva. Ainda compondo a Diretoria Executiva: Lídia S. de Oliveira (Secretária-Geral), Sueli R. C. Nascimento (Secretária-Adjunta), Antônio Rocha (1º Tesoureiro), Anivaldo D. Pinto (2º Tesoureiro) e Franco Ono (Diretor de Assuntos de Interesse Sindical).

20 de agosto de 1994: aconteceu a primeira Assembleia Geral Extraordinária realizada pela primeira Diretoria do SINDAFISCO. Os Auditores se reuniram na sede social da AAFRON, em Porto Velho, quando foram deliberados vários assuntos, dentre eles, a filiação do Sindicato à FENAFISCO (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) – proposta que foi aprovada por maioria.

27 de julho 1996: em solenidade realizada no auditório do Aquarius Selva Hotel, em Porto Velho, houve a transmissão do cargo de titular da Presidência do SINDAFISCO, feita pelo titular até então do mandato, Hélio Berti, ao Auditor Izael de Lima Sales, eleito para o cargo em eleição ocorrida em 28-06-96. Também compunha a Diretoria Executiva: Rui Alves Alonso (Vice-Presidente), Gerson Maurano (Secretário-Geral), Anivaldo Pinto (1º Tesoureiro), Mario Cesar Brito (2º Tesoureiro) e Franco Ono (Diretor Jurídico).

31 de julho de 1998: tomou posse Izael de Lima Sales para mais um mandato à frente do Sindicato, entrando na história como o primeiro Presidente reeleito do SINDAFISCO. A solenidade foi realizada em Porto Velho, no auditório do Aquarius Selva Hotel. A Diretoria Executiva passou a ser composta pelos seguintes membros: Izael de Lima Sales (Presidente), Robson Luiz Santos Silva (Vice-Presidente), Maria Ivaneide M. Pamplona (1ª Secretária-Geral), Franco Ono (2º Secretário-Adjunto), Benedito Vernier Silva (1º Tesoureiro), Wilson Cesar de Carvalho (2º Tesoureiro), Lúcia Elvira Melo (Diretora Jurídico), Wagner Luis de Souza (Diretor de Formação e Assuntos Intersindicais), Elisabete M. Guimarães (Diretora de Imprensa, Comunicação e Assuntos Sociais e Culturais).

28 de julho de 2000: aconteceu, no auditório do Sindicato, em Porto Velho, a cerimônia de posse da Auditora Elizabeth Vieira Costa. Ela foi a primeira mulher eleita Presidente do SINDAFISCO. A Diretoria Executiva eleita também marcou história pela expressiva presença feminina – teve seis Auditoras. Segue a composição: Elizabeth Vieira Costa (Presidente), Renato Furlan (Vice-Presidente), Maria de Fátima Botelho (Secretária-Geral), Tânia Laureano (Secretária-Adjunta), Lídia Santos Oliveira (1ª Tesoureira), Lélia Maria Correa Teles (2º Tesoureira), Humberto V. Nonato (Diretor Jurídico), Carlos Alberto da Silva (Diretor de Formação e Assuntos Intersindicais), Elizabete M. Guimarães (Diretora de Imprensa, Comunicação e Assuntos Sociais e Culturais).

28 de junho de 2002: os filiados foram às unas votar, quando foi o primeiro pleito da história do SINDAFISCO sem disputa entre chapas, ocorrido com chapa única encabeçada pela pleiteante à reeleição Elizabeth Vieira Costa. A Diretoria Executiva passou a ter esta composição: Elizabeth Vieira Costa (Presidente), César Luís Salles (Vice-Presidente), Márcia Regina Pereira (Secretária-Geral), Elizabete M. Guimarães  (Secretária-Adjunta), Lídia Santos Oliveira (1ª Tesoureira),Lélia Maria Correa Teles (2º Tesoureira), Vanda de Melo Bogoevich (Diretora Jurídico), Reinaldo Nascimento da Silva (Diretor de Formação e Assuntos Intersindicais), Robson Luís Santos Silva (Diretor de Imprensa, Comunicação, Assuntos Sociais e Culturais).

30 de julho de 2004: foi realizada a cerimônia de posse da Auditora Cléa Siqueira da Silva, Presidenta eleita do SINDAFISCO para o biênio 2004-2006, no auditório do Ministério Público Estadual (MP-RO), em Porto Velho, quando foram também empossados os demais membros da Diretoria Executiva: Carlos Estevam dos Santos (Vice-Presidente), Marta de França Santos (Secretária-Geral), Rony Eguez Vacadiez (Secretário-Adjunto), Osvaldo Pereira dos Santos (1º Tesoureiro), Joás Coutinho Evangelista (2º Tesoureiro), Vanda de Melo Bogoevich (Diretor Jurídico), Humberto Viana Nonato (Diretor de Formação e Assuntos Intersindicais), Nelson Couto Bogoevich (Diretor de Imprensa, Comunicação, Assuntos Sociais e Culturais).

14 de julho de 2006: ocorreu a apuração dos votos referentes ao pleito que ficou marcado como o mais disputado da história do Sindicato. Cléa Siqueira foi reeleita Presidente do SINDAFDISCO, obtendo maior número de votos válidos, após disputa acirrada com duas chapas concorrentes: uma encabeçada pelo Auditor Francisco Barroso, e a outra encabeçada pelo Auditor Mauro Roberto. A Diretoria Executiva eleita para o biênio 2006-2008 teve esta formação: Cléa Siqueira da Silva (Presidente), Juscelino de Souza (Vice-Presidente), Luiz Sérgio Coimbra (Secretário-Geral), Jorge Valério Soares (Secretário-Adjunto), Liduino Cunha (1º Tesoureiro), Zuleide Vicente de Souza (2ª Tesoureira), Vanda de Melo Bogoevich (Diretora Jurídico), Daniel Antônio de Castro (Diretor de Formação e Assuntos Intersindicais), Roberto Valadão (Diretor de Imprensa, Comunicação, Assuntos Sociais e Culturais).

31 de outubro de 2008: foi realizada a transmissão do cargo de titular da Presidência do SINDAFISCO ao Auditor Mauro Roberto da Silva,  para o biênio 2009-2010. Também foram empossados, em solenidade ocorrida na sede do Sindicato, os demais membros da Diretoria Executiva: Renato Furlan (Vice-Presidente), Anderson Aparecido Arnaut (Secretário-Geral), Lúcia Elvira (Secretária-Adjunto), Benedito Wilson Vernier Silva (1ºTesoureiro), Joás Coutinho Evangelista (2º Tesoureiro), Francisco Barroso (Diretor Jurídico), Maxiwendel Mayolino Leão (Diretor Intersindical) e Márcio Andrade Cardozo (Diretor de Imprensa).

05 de novembro de 2010: os filiados foram às urnas e confirmaram a permanência de Mauro Roberto da Silva para mais um mandato à frente do SINDAFISCO (biênio 2011/2012). E, pela primeira vez na história do Sindicato, os membros do Conselho Fiscal e de Ética foram eleitos individualmente pelos filiados, através do voto, e de forma desvinculada da Diretoria Executiva. Demais membros da Executiva: Renato Furlan (Vice-Presidente), Anderson Aparecido Arnaut (Secretário-Geral), José Carlos Rodrigues (Secretária-Adjunto), Moisés Meireles (1ºTesoureiro), Joás Coutinho Evangelista (2º Tesoureiro), Patrick Robertson de Carvalho (Diretor Jurídico), Dílson Lélis Seabra (Diretor Intersindical), Russelly Russelakis de Oliveira (Diretor de Imprensa) e Raimundo Nonato Mendes (Diretor de Aposentados).

1º de janeiro de 2013: tomaram posse os atuais gestores do SINDAFISCO para o biênio 2013-2014, nos cargos de titulares e suplentes da Diretoria Executiva do Sindicato, Conselho Fiscal, Conselho de Ética e Delegados Sindical. O Auditor Adailton Silva Lima se tornou o sexto Presidente do SINDAFISCO.