Saiu na imprensa: Assassinato de auditor fiscal de Rondônia completa um ano

Segue a matéria publicada no dia 08 de julho de 2015:

Na noite do dia 08 de julho de 2014 foi executado com três tiros o auditor fiscal da Receita Estadual de Rondônia Robson Luis Santos Silva, quando servia o Estado como coordenador de importantes projetos voltados à modernização da administração tributária e otimização de sistemas para melhorar o atendimento aos contribuintes. Nesta quarta-feira, 08 de julho de 2015, o crime completa um ano sem resposta…

Nas redes sociais, auditores fiscais se manifestaram indignados e receosos de que o caso se figure na lista dos crimes não resolvidos no Estado de Rondônia. Robson Luis foi o segundo auditor assassinado no Estado e que os culpados permanecem impunes. Em 19 de setembro de 2008 Armando Dalarte foi executado com quatro tiros quando chegava a seu posto de trabalho, em Ji-Paraná. Ele estava por 18 meses à frente da Delegacia Regional da Receita Estadual. Testemunhas informaram à polícia que Dalarte se empenhava em investigações que envolviam pessoas poderosas e influentes em Rondônia.

“É com imensa frustração que chegamos a um ano da morte do Robson e as investigações não chegaram a um culpado. Ele se dedicou dezessete anos da sua vida ao fisco estadual, e seu assassinato pode cair no esquecimento. É lamentável!”, comentou uma auditora fiscal que foi colega de trabalho de Robson Luis.

Em comunicado interno à categoria, o Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Rondônia (Sindafisco) assegurou que continuará acompanhando o desenrolar das investigações, esperando soluções urgentes para o caso Robson. “No que depender do Sindicato, os assassinatos dos colegas Robson e Armando (Dalarte) não cairão no esquecimento”, disse o presidente Mauro Roberto da Silva.

MOÇÃO

O assassinato do auditor fiscal de Rondônia Robson Luis Santos Silva ganhou visibilidade nacional ao ser assunto na 162ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Federação Nacional do Fisco (FENAFISCO), que reuniu em Brasília, no mês de agosto de 2014 (um mês após o crime), lideranças de todo o país. Na ocasião, foi aprovada Moção solicitando “providência” das autoridades policiais de Rondônia para identificar e punir os culpados pelo assassinato do auditor.