Receita pode fazer autuações de R$ 115 milhões para investigados na Operação Custo Brasil

A Receita Federal já identificou 22 pessoas físicas que serão fiscalizadas por participarem do esquema de corrupção revelado pela Operação Custo Brasil, deflagrada no dia 23 de junho. De acordo com técnicos da inteligência do órgão, no entanto, o número de contribuintes deve subir com o avanço das investigações. O potencial das autuações chega a R$ 115 milhões.

A operação Custo Brasil apura o pagamento em propina referente a contratos de prestação de serviços de informática na ordem de R$ 100 milhões feitos com a empresa Consist pelo Ministério do Planejamento entre 2010 e 2015. O caso foi revelado pelo GLOBO em agosto do ano passado.

A Consist prestava serviços na gestão do crédito consignado para servidores públicos com bancos privados e é suspeita de superfaturar as taxas cobradas nos empréstimos para desviar recursos e pagar propina. Esse esquema, segundo os investigadores, também teria beneficiado servidores públicos, políticos e o PT.

De acordo com os técnicos do Fisco, o montante de dinheiro destinado a partidos ainda está sendo avaliado, mas, se ficar comprovado que houve irregularidades, eles também serão alvo de investigação.

Fonte: O Globo