Mauro destaca posse do companheiro João Dado no Governo de São Paulo

O Agente Fiscal de Rendas, João Eduardo Dado Leite de Carvalho, assumiu a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) do Estado de São Paulo. João Dado é uma das importantes lideranças do Fisco Nacional. Fundou em 1992  a Federação Brasileira de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE), sendo o primeiro presidente desta entidade. Também presidiu o SINAFRESP (Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo).

O presidente do SINDAFISCO, Mauro Roberto da Silva, destacou a escolha de João Dado como importante para a classe trabalhadora de São Paulo. “Conhecendo a competência desse companheiro, e reconhecendo sua trajetória de luta, não tenho dúvidas dos avanços, para a população paulista, no setor de trabalho e emprego. Desejo boa sorte ao João Dado, certo de que ele se empreenderá com o mesmo afinco e dedicação nesse novo desafio”, declarou Mauro.

Mauro lembra que João Dado, em seu exercício parlamentar, como deputado federal,  se destacou como um dos maiores debatedores da Reforma Tributária no Congresso Nacional. “Ele foi, inclusive, um dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista por um Sistema Tributário Nacional Justo, que foi lançada com sucesso em junho de 2011 no Plenário da Comissão e Constituição e Justiça [CCJ] do Senado Federal”.

A Frente Parlamentar, coordenada pelo então-deputado João Dado e pelo senador Randolfe Rodrigues, foi um grande movimento do fisco que ajuntou diversas lideranças em torno de uma única bandeira . Contou com o apoio de entidades nacionais representativas de classe (ANFIP, FEBRAFITE, FENAFIM, FENAFISCO, SINAIT, SINDIFISCO NACIONAL e SIPROFAZ) e de 29 senadores e 230 deputados, que assinaram a adesão à frente.

Na época, Mauro Roberto estava em  seu segundo mandato  no SINDAFISCO e atuava como Diretor Jurídico e de Defesa Profissional da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO), quando participou em Brasília das mobilizações em prol da Frente Parlamentar, buscando adesões de deputados e senadores. “Na oportunidade, conseguimos o apoio da bancada federal de Rondônia, e outros representantes estaduais também fizeram sua parte”, acresceu o sindicalista.

I CONEFISCO

Naquele mesmo ano, João Dado veio a Rondônia quando proferiu palestra sobre Reforma Tributária, em evento realizado pelo SINDAFISCO em parceria com a OAB/RO, e que fez parte do I Congresso Estadual do Fisco Rondoniense (CONEFISCO). O tema foi debatido pela primeira vez no Estado com a participação de acadêmicos e profissionais das áreas do Direto, da Administração, das Ciências Econômicas e Contábeis.

“Logo após aquele movimento em Brasília por um Sistema Tributário Nacional Justo, entendemos que Rondônia não poderia ficar fora do debate. Foi quando trouxemos João Dado, e veio também o professor da USP Mauricio Conti, Doutor em Direito Econômico-Financeiro, e ainda contamos com a participação de lideranças da FENAFISCO”, informou Mauro Roberto.

Por Lucas Tatuí