IPERON: Servidores do estado vão às urnas para escolher os membros do Conselho de Administração

No dia 20 de julho, servidores ativos, aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) votarão para escolher sete membros do Conselho de Administração do Instituto. Este ano o processo conta com uma inovação, de acordo com a Lei complementar n° 1100/2021, a votação, será totalmente online.

O Conselho de Administração atua como órgão responsável pela definição das diretrizes gerais relativas á gestão de ativos e passivos dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS, e pelo acompanhamento de sua execução pela Diretoria Executiva, composta pelo presidente e diretores do Instituto. Conforme regimento, o Conselho deve ser composto por 14 membros, sendo sete representantes dos Órgãos Estaduais e sete representantes das Organizações de Servidores.

Entre as atribuições do conselheiro de administração estão: aprovar propostas da Política de Investimentos; participar, acompanhar e avaliar a gestão econômica e financeira dos recursos dos fundos previdenciários; aprovar plano de ação anual ou planejamento estratégico, assim como o código de ética e política corporativa de segurança da informação; acompanhar metas financeiras e atuariais, entre outras atribuições.