IMAGENS QUE RESGATAM A HISTÓRIA – por Oscar Zibetti

foto…

Gostei imensamente da iniciativa de destacar as atividades e ocorrências dos pioneiros da criação do Estado de Rondônia, particularmente da Secretaria de Finanças do Ex-Território Federal e do novo Estado de Rondônia, buscando e registrando a nossa história funcional.

Essas são algumas fotografias (escaneadas) que abrangem, inclusive, o ano de 1980/1981, quando Eu, OSCAR ZIBETTI (AF1), juntamente com Nézio Bento da Silva (AF2) (saudoso), Falcão (AF2), Edgar Brasil Botelho (AF2), inauguramos a Primeira Agência de Rendas da SEFIN/Território Federal de Rondônia em Pimenta Bueno.

Após a posse feita em 15/04/1980, fui designado pelo Secretário da SEFIN do Ex-Território Federal de Rondônia, Doutor Zizomar Procópio de Oliveira, a assumir a Chefia da Agência de Rendas de Pimenta Bueno.

O prédio, conforme se vê na FOTO 01 em anexo, era um antigo prédio de cinema;
Na FOTO 02: Eu (Oscar) estou junto com os colegas Odete, Júlia, Benjamin e outra pessoa que não me recordo o nome; foto feita em Ji-Paraná;
FOTO 03: Eu (Oscar) estou no Gabinete da Agência de Rendas de Pimenta Bueno;
FOTO 04: Como se observa, aparece dentro do trailer o Falcão e no lado de fora o saudoso Nézio. Estávamos fazendo fiscalização na balsa, ligação entre Pimenta Bueno e Rolim de Moura. Obs: na época ainda não havia ponte e nem asfalto (poeira pura);
FOTO 05: Caminhões com toras atravessando o rio que ia em direção a Rolim de Moura ou Pimenta Bueno;
FOTO 06: Exercendo fiscalização em caminhões de toras;
FOTO 07: Fiscalização na balsa (Pimenta Bueno/Rolim de Moura) inclusive de noite;
FOTO 08: Caminhão com tora se direcionando a Pimenta Bueno;
FOTO 09: Um momento de sufoco para a nossa fiscalização. Muitos caminhoneiros carregados de toras indo para os dois lados (Pimenta Bueno e Rolim de Moura);
FOTO 10: Observa-se o cuidado para o caminhão distribuir o seu peso adequadamente sobre a balsa;
FOTO 11: Grande movimentação de caminhões carregados de toras. Nesta época saía muita madeira para exportação e era no período do ano sem chuva;
FOTO 12: PROJETO ESPECIAL DO GOVERNO DE RONDÔNIA (Governador Jorge Teixeira, Secretário da SEFIN Doutor Zizomar) – Execução pela SEFIN do Programa “Amigos do Rondonzinho” tendo como Lema – ICM “Arrecadar para Crescer” . Na foto aparece o Prédio da Agência de Rendas de Pimenta Bueno e um Caminhão Furgão descarregando os prêmios dos “Amigos do Rondonzinho” e materual necessário à Agência de Rendas;
Nota: O objetivo era, através das crianças, incentivar os pais e demais pessoas da família a procederem à compra através de notas fiscais. E trocava-se determinados valores de notas fiscais por prêmios no Posto de Trocas do “Amigos do Rondonzinho”.
FOTO 13: Aqui Eu (Oscar), estou explicando como iria funcionar o Posto de Troca dos “Amigos do Rondonzinho” na condição de Chefe da Agência de Rendas;
FOTO 14: Cartaz dando destaque ao Posto de Troca dos “Amigos do Rondonzinho”;
FOTO 15: A criançada trocando notas fiscais por prêmios dos “Amigos do Rondonzinho”;
FOTO 16: Crianças trocando notas fiscais por prêmios;
FOTO 17: Ação da Fiscalização da Agência de Rendas de Pimenta Bueno (estoque de toras nem sempre acobertadas de notas fiscais);
FOTO 18: Contagem de toras;
FOTO 19: Esse era o time de futebol de salão (quadra) da Agência de Rendas de Pimenta Bueno: “Atletas”: em pé, da esqueda para a direita:
Falcão, Neguinho, Oscar e Leão; Agachados: da esquerda para a direita: Toninho, Edgar e Nézio.
Nota: Esse time, na nossa época, era imbatível em Pimenta Bueno;
FOTO 20: Esse era o carrinho (Chevete) que nos transportava quando necessário. Antigo mas muito bom.

Espero ter contribuído um pouquinho para o resgate de nossa história funcional, mormente na Região onde exerci minha função de Agente Fiscal – AF1, na época, e como também de Agente de Rendas.

Abraço

Oscar Zibetti