FENAFISCO QUER REPRESENTANTES DO FISCO NO PARLAMENTO

Há dois anos a FENAFISCO vem investindo em um projeto de inserção política da categoria Fiscal. Com este objetivo, foi criada a Comissão de Participação Política, que desenvolve estudos, análises e ações visando uma maior interação do Fisco Estadual e Distrital com o processo político.
Na segunda e terça-feira dessa semana, a comissão esteve reunida em Brasília para debater a continuidade dos trabalhos. De acordo com o presidente da Comissão, José Nilson Fernandes Filho, do SINTAF-CE, esta reunião marcou uma nova fase de atuação. “Foi feito um relato dos aspectos históricos da Comissão para projeção de uma nova etapa, em que se espera uma maior participação dos Sindicatos”, disse ele.
A partir dessa análise, foram deliberados os seguintes pontos: 1) o sindicato que faltar a três reuniões consecutivas será excluído automaticamente da Comissão; e 2) foram criadas duas subcomissões, uma para discutir a viabilização da atuação política e outra para debater a sensibilização dos Sindicatos, das bases e da sociedade.
Com estas deliberações, foi estabelecido um cronograma de reuniões que ocorrerão até o final do ano.
Nilson Fernandes lembrou que a inserção política é a melhor forma de luta de uma categoria. “O grau de conscientização política do Fisco tem aumentado consideravelmente. Os Sindicatos em todos os Estados têm demonstrado que esse é o caminho para o reconhecimento e valorização do Fisco. É nas casas legislativas, e negociando também com o executivo, que podemos lutar por melhorias para a categoria e para a sociedade”, enfatizou.
Planejamento
Para dar maior efetividade e operacionalização à Comissão, os dois grupos – viabilização da atuação política e sensibilização – deverão apresentar um planejamento de atuação na próxima reunião, marcada para acontecer em Aracajú, antecedendo o encontro do Conselho Deliberativo. Todos que compõem a Comissão irão analisar os projetos para consolidá-los e, em forma de indicativos, serão levados ao CD para deliberação.
Espera-se que com esse planejamento, os trabalhos da Comissão de Participação Política sejam maximizados, e que a cada novo encontro dos membros da comissão, um novo passo esteja concretizado.
Representantes do Fisco no parlamento
Um dos eixos trabalhados pela Comissão de Participação Política é a efetiva presença do Fisco na política, através da candidatura de colegas da categoria nos pleitos eleitorais e o convencimento de apoiadores da causa fazendária. Por isso é preciso lembrar que o prazo para filiação partidária para aqueles que desejam concorrer a uma vaga nas eleições se encerra dia trinta de setembro desse ano. “Temos muitas questões sendo discutidas no Congresso Nacional – inclusive a lei orgânica do Fisco Nacional que trará garantias essenciais para nossa categoria – porém, somente será possível sua aprovação com uma atuação efetiva e ampliação da base de apoiadores dentro do Congresso. Dessa forma, acreditamos que o futuro de nossa classe passa pelas posturas politizadas que estamos adotando e o apelo a sensibilização de nossa base à se envolver nesse processo, o que é imprescindível para seu sucesso”, concluiu Nilson.
Fonte: FENAFISCO