Diretoria do Sindafisco segue apoiando a campanha nacional pela PEC 186

A Diretoria do Sindafisco confirmou apoio à campanha nacional pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 186 (PEC 186) de 2007 (que cria uma Lei Orgânica Nacional do Fisco), promovida pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO). O Presidente Mauro Roberto esteve recentemente no Acre, quando foi apresentado às lideranças do Fisco de todo o Brasil o relatório das primeiras etapas da campanha .

“O Brasil não precisa de mais impostos. Precisa de justiça na arrecadação” foi a chamada do texto editado e difundido recentemente pelo SINDAFISCO em diversos veículos da imprensa rondoniense, conscientizando que a PEC 186 possibilita a autonomia da administração tributária e um avanço para a sociedade no combate à corrupção, e que “sem as interferências políticas, o auditor-fiscal pode fiscalizar todas as empresas de maneira igualitária, e gerando mais arrecadação”.

Mauro Roberto informa que o SINDAFISCO estará seguindo todo o planejamento de divulgação estratégica da campanha para alcançar uma maior visibilidade e enganjamento no Estado de Rondônia. “A aprovação da PEC 186 vai resultar em ganhos para a sociedade, por isso é importante essa campanha, para que as pessoas tenham acesso à tal  informação. Essa não é uma luta somente do Fisco, essa deve ser uma luta de todos”, observou o Presidente.

CAMPANHA

A campanha foi iniciada em setembro de 2014. Dividida em três etapas, iniciou com o objetivo de apresentar o mérito da PEC 186. O segundo momento dedicou-se à mobilização e à obtenção da adesão da sociedade à causa. A terceira fase foi marcada pela pressão e articulação política através de visitas a gabinetes, abaixo assinado online e envio de e-mails pró-aprovação da lei para os deputados.

Atualmente a fanpage da campanha tem 42.717 curtidas  (https://www.facebook.com/186PECdaEficiencia?fref=ts) e um abaixo assinado online que está chegando à reunião de duas mil assinaturas (https://secure.avaaz.org/po/petition/Aprovar_a_PEC_186/?pv=9). Veja o vídeo da campanha no canal do SINDAFISCO: https://www.youtube.com/watch?v=uqOd9BOED54

LOAT

A PEC 186/07, que tramita no Congresso Nacional, visa a acrescentar dois parágrafos ao artigo 37 da Constituição Federal, prevendo assim a Lei Complementar (Loat – Lei Orgânica da Administração Tributária) que estabelecerá as normas gerais aplicáveis à administração tributária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dispondo inclusive sobre direitos, deveres, garantias e prerrogativas dos cargos de sua carreira específica (§ 13); evidenciando, assim, a necessidade de uma LOF (Lei Orgânica do Fisco) tanto no âmbito federal, quanto para as unidades federativas.

Ou seja, a PEC estabelece normas gerais aplicáveis a todas as esferas dos fiscos e avança em alguns pontos e atributos que outras Leis Orgânicas dos Fiscos estaduais não avançaram, como a questão da autonomia. O Fisco passa a ter autonomia administrativa como a decisão pela realização de concurso público. Protegida de ingerências externas torna-se uma instituição, dessa forma a administração tributária seria gerida pela própria carreira.