Diretoria aprova parceria com Sefin para qualificação e atualização dos Auditores

0

A Diretoria do Sindafisco se reuniu para tratar sobre vários assuntos de interesse da categoria, dentre eles,  a promoção de cursos de atualização para os Auditores Fiscais, necessidade que, inclusive, foi citada nas reuniões com os Filiados ocorridas nas Delegacias entre os dias 2 e 4 de fevereiro.

Priorizando atender esse anseio, a Executiva aprovou por unanimidade a parceria com a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) para trazer treinamento do programa de informática Auditor Eletrônico Nacional – AABR, que foi desenvolvido pelo Estado de Minas Gerais.

O AABR apresenta inúmeras rotinas de auditoria fiscal, tais como: levantamento quantitativo e financeiro diário, análise de créditos do contribuinte, análise de créditos do CIAP, testes de integridade nos arquivos, cruzamentos de dados de NF-e  com SPED Fiscal, consultas diversas etc. Para isso, utiliza arquivos das Notas Fiscais Eletrônicas – NF-e, do Sintegra, do SPED Fiscal, do Convênio 115/03, do Ato COTEPE 17/04, entre outros.

Em reunião na sede da Sefin, com a participação do Secretário Wagner Freitas, do Coordenador do Profisco, Luis Fernando, e dos representantes do Sindafisco Mauro Roberto (Presidente) e Moisés Meireles (Diretor), ficou acertado que o Sindicato irá assumir os honorários dos palestrantes – uma vez que a pasta não dispõe de verba especifica para esta finalidade. E a  Sefin, por intermédio do Profisco, vai operacionalizar e assumir as demais despesas, como passagens aéreas, estadia, locação de local e  coffee break.

Inicialmente está prevista uma primeira turma de 30 Auditores, sendo 15 vagas para na Capital e 15 para o interior do Estado. O treinamento deverá acontecer nos dias 13 a 16 de junho (4 dias / manhã e tarde), com uma carga horária de 32 horas.

O Presidente Mauro Roberto entende que nesse atual momento de crise econômica que o país atravessa, investir na qualificação e atualização dos Auditores Fiscais é uma forma de garantir a manutenção e estabilidade da arrecadação.

 

Deixe uma resposta