CD da Fenafisco articula estratégias de combate a projetos que ameaçam diretos dos servidores

A diretoria executiva da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e representantes de sindicatos a ela filiados, reúnem-se nesta quarta e quinta-feira (14 e 15) no hotel Aquarius Selva, em Porto Velho-RO, para a 177ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da entidade, ocasião em que serão discutidos: Reforma Estatutária; XVII Conafisco; Processo Eleitoral; Campanha da PEC 186/2007; Prêmio Cervantes e Participação Política.

Na pauta, além de assuntos de natureza administrativa e política serão deliberados eixos de trabalho para barrar projetos em tramitação no Congresso Nacional, que utilizam a dívida pública como justificativa para cortes sociais e para a retirada de direitos dos servidores públicos, tais como o PLP 257/2016, PEC 241/2016 e as iminentes reformas da Previdência e trabalhista.

MEMÓRIA

Nas últimas semanas a Fenafisco, acomoanhada por dirigentes sindicais de vários estados concentrou esforços na mobilização parlamentar, em defesa dos direitos dos trabalhadores, dos servidores e da sociedade. No último dia 23, participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Fisco, com o objetivo de difundir o impacto social do trabalho realizado e articular mecanismos para aprimorar e fortalecer a Administração Tributária.

A entidade também se fez presente na  coletiva de imprensa, convocada pela Auditoria Cidadã da Dívida, no dia 5, para esclarecer as ameaças inseridas no texto do PLS 204/2016, que pretende legalizar esquema ilegal de geração de dívida pública, por meio da criação de empresas denominadas Sociedades de Propósito Específico (SPE), que são empresas estatais não sujeitadas aos órgãos de controle do estado, como Tribunal de Contas da União.

Em paralelo, a Fenafisco realizou trabalhos de sensibilização e convencimento parlamentar contra a PEC 241/2016, que congela gastos e investimentos sociais por 20 anos, além de fortalecer o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, nesta terça-feira (13), no Senado Federal

Neste momento, a reunião do Conselho Deliberativo segue discutindo alicerces para unificar o movimento sindical, em defesa do fortalecimento e do desenvolvimento nacional.

O CD da Fenafisco é a instância de direção colegiada da entidade  que se realiza cada dois meses,  para debater temas nacionais e regionais de interesse público para tomada de decisões políticas.

Fotos: Quetila Ruiz/ Ascom Sindafisco-RO