Campanha pela aprovação da PEC 186 busca apoio dos novos deputados federais

0
No ano em que completa 7 anos de tramitação, a nova composição da Câmara de Deputados poderá contribuir para a aprovação da PEC 186, de autoria do deputado federal Décio Lima (PT/SC), que confere autonomia à administração tributária, instituindo regras aplicáveis às administrações tributárias federal, estadual e municipal. A expectativa é do presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO) Manoel Isidro dos Santos Neto, entidade que está apoiando a campanha nacional pela aprovação da proposta. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e pela Comissão Especial da Câmara de Deputados e aguarda agora a votação no plenário da Câmara.

Para o dirigente, a cobrança por melhorias em setores como a educação e a saúde é recorrente em qualquer nível da sociedade. Há um reconhecimento histórico da deficiência atribuída ao Estado nessas atividades, cujas melhorias dependem de maciços investimentos. “A autonomia da administração tributária e a independência funcional dos seus agentes são a melhor – senão a única – possibilidade de redução da carga tributária sem diminuição da arrecadação, uma vez que permitirá um combate mais efetivo à sonegação e resultará em extraordinário ganho de eficiência da fiscalização tributária”, diz Manoel Isidro.

Em caso de aprovação da PEC, a Constituição Federal passa a prever a edição da Lei Orgânica Nacional das administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Com isso, a estimativa da FENAFISCO é que poderia haver um acréscimo de 18% na arrecadação de tributos do Brasil, o que significaria R$ 321 bilhões a mais para os cofres públicos brasileiros, ou 6,64% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O cenário pode ser comprovado com os estados, cujas administrações tributárias já estão estruturadas em leis orgânicas. É o caso do Pará, onde os resultados financeiros pós implantação da Lei Orgânica apresentaram um crescimento real da receita tributária de 21,7% em 2012, em comparação com igual período anterior, o segundo melhor resultado daquele ano entre os Estados. Já no Rio Grande do Sul, outro estado que, juntamente com o Paraná e Pernambuco, também tem leis orgânicas, a arrecadação apresentou um aumento real de 7,59% (ano), em comparação com o ano anterior.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, os auditores fiscais possuem maior autonomia, o que ainda não ocorre na quase totalidade das unidades federadas, onde os servidores dependem de ordens superiores para efetivar ações fiscalizatórias.

Manoel Isidro comenta que, com a renovação de aproximadamente 40% dos parlamentares da Câmara – dos 513 deputados federais, 198 iniciam seu primeiro mandato –, o diálogo em torno da proposta será priorizado, principalmente pela sensibilização dos representantes na questão dos benefícios que a PEC proporcionará à sociedade por meio de uma arrecadação mais equilibrada.

“A PEC 186 aperfeiçoa substancialmente a administração tributária brasileira, tornando mais eficiente o exercício da fiscalização e, por consequência, mais efetivas as ações de combate à sonegação, que tanto prejuízo causa à sociedade brasileira”, aponta.

Ainda segundo o presidente da FENAFISCO, a PEC 186/2007 será decisiva para permitir que a sociedade disponha de meios para acompanhar onde estão sendo aplicados os recursos recolhidos pelo Estado.

“As principais demandas da população – mais educação, mais saúde, mais segurança e mais infraestrutura – estão ligadas diretamente a arrecadação de tributos. Sendo assim, aumentar a eficiência da administração tributária só traz benefícios para a sociedade como um todo”, afirma o dirigente.

CAMPANHA NACIONAL

Para tornar pública a relevância da PEC 186/2007, uma campanha nas redes sociais busca demonstrar os benefícios proporcionados pelas mudanças constitucionais. As ações uniformizam o tema e proporcionam, em nível nacional, um debate maior sobre a proposta e, por consequência, a agilidade na aprovação da matéria.

As primeiras ações são direcionadas para as redes sociais, onde a fanpage da campanha (www.facebook.com/186PECdaEficiencia), associada à tagscomo #‎pecdaeficiência, mobiliza internautas em torno da PEC. Em um levantamento preliminar, é possível apresentar um resultado que confirma o apoio da população em prol das propostas: são mais de 7 mil internautas conectados com a página, o que é maximizado na avaliação de interação, que atualmente abrange aproximadamente 14 mil usuários, e de impactação, que ultrapassa a marca de 280 mil perfis.

LEIA TAMBÉM

1811

APOIE: PEC 186 por mais saúde e menos impostos

Se você também pensa assim, venha conosco reforçar o movimento pela aprovação da PEC 186…

 

411

PEC 186: Campanha segue até dia 31 nas rádios de Rondônia; veja os horários

A campanha nacional pela aprovação da PEC 186 está com todo o vapor nas rádios de Rondônia…

 

3010

PEC 186 NO AR: Sindafisco reforça campanha pela PEC da Eficiência em rádios de Rondônia

A mensagem da campanha tem a finalidade de conscientizar cada cidadã…

 

0110

Auditores Fiscais de Rondônia apoiam mobilização nacional pela aprovação da PEC 186/2007

Os Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Rondônia, representados pelo SINDAFISCO, estão juntos com a FENAFISCO…

 

409

Presidente do Sindafisco fala da importância da PEC 186 em entrevista na TV

Adailton Lima foi entrevistado no Programa Fala Rondônia, transmitido pela Rede TV…

 

2309

Sindafisco apoia campanha pela PEC 186, por mais Eficiência e mais Justiça

A campanha foi lançada com um vídeo no You Tube, e o objetivo é que cada cidadão entenda que a PEC…

 

 

 

Fonte do texto: Comunicação Fenafisco
Fonte da foto: Assembleia Legislaiva do Estado de São Paulo

 

Deixe uma resposta