Auditores são eleitos para os Conselhos Fiscal e de Ética; saiba mais sobre essas funções

Nessas eleições 2014 no Sindafisco, além de eleger os suplentes e titulares da nova diretoria executiva do Sindicato, os filiados exerceram o direito de escolher os membros do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética para o biênio 2015-2016.

As três cadeiras de cada um dos Conselhos foram disputadas por seis Auditores. E vale lembrar que, conforme o Estatuto do Sindicato, nos Artigos 35 e 37, o Conselho Fiscal e o Conselho de Ética são compostos por 03 (três) membros efetivos e 3 (três) suplentes, eleitos individual e desvinculadamente da chapa da diretoria.

Assim, portanto, na disputa por cadeiras, assim se sucedeu: os três primeiros mais votados assumirão como membros efetivos, e os outros três pleiteantes entram, naturalmente, como suplentes.

Para o Conselho Fiscal, os três primeiros mais votados foram: ROBERTO VALADÃO DE CARVALHO, ORLANDO PEREIRA DA SILVA JUNIOR e GILSON JOSÉ MASSINHAM. Para o Conselho de Ética: SARA DE SOUZA SANTOS, NILTON GORO SUMITANI e MAURO GANAHA.

Os Suplentes

Conselho de Ética: JOÃO ANTÔNIO PEREIRA DOS SANTOS, JOSÉ TAVARES DA SILVA e
RUTEMBERG GOMES BOTELHO.
Conselho Fiscal: SÉRGIO HENRIQUE CARVALHO CUNHA, MARCELO DA SILVA MIOTTO e ANIVALDO DE DEUS PINTO.

Esses Conselhos são órgãos do Sindafisco de fiscalização e disciplinar.

Ao Conselho Fiscal compete:

– a fiscalização da gestão financeira e patrimonial da Entidade;

– examinar e subscrever relatórios sobre despesas, os balancetes mensais e balanço anual, relativo ao exercício financeiro findo;

– se manifestar junto ao conselho de Ética e nas Assembléias Gerais nos processos de destituição de mandato de membro da diretoria.

– responder a dúvidas e questionamentos a respeito da regularidade das contas da entidade feitos por qualquer associado.

Ao Conselho de Ética compete:

– zelar pelo cumprimento deste Estatuto;

– dar parecer para os fins previstos neste estatuto;

– instaurar processo de perda de mandato de membro da diretoria;

– decidir sobre penalidades a serem impostas aos associados que tiverem comportamento contrário a urbanidade e do bom relacionamento entre componentes do quadro de dependências do Sindafisco.