Auditores fiscais de Rondônia manifestam contra a corrupção e impostos altos

My default imageMy default image

Milhares de brasileiros foram às ruas no último domingo, 13 de março, manifestar indignação com a atual situação política, que envolve disputas partidárias, denúncias de corrupção e o fato mais deplorável: o desvio do dinheiro público, que impede que o Brasil avance e que a população tenha o merecido retorno dos altos impostos que paga todos os dias.

Em Rondônia, auditores fiscais da Receita Estadual também foram às ruas e protestaram contra impostos altos e a corrupção. “+ Impostos + Corrupção quem paga é Você”, foi a mensagem estampada numa faixa, se referindo aos inúmeros casos de corrupção no país e à crise econômica instaurada, que têm maior impacto na vida das famílias brasileiras, já que, para tentar equilibrar as contas públicas, o governo aumenta os impostos para arrecadar mais. Contudo, com o ralo da corrupção, parte da receita vai parar no bolso dos corruptos.

Fim da corrupção?

Para o presidente do Sindafisco (Sindicato da categoria), Mauro Roberto da Silva, o otimismo dos brasileiros, ao acreditar que a corrupção na política pode ter ‘um basta’, é  um combustível para o exercício da democracia. Ao mesmo tempo ele é realista ao observar que “a corrupção não vai acabar”. “Mas”, segundo ele, “pode ser reprimida com a redução da impunidade”, completou o sindicalista.

Mauro Roberto ainda aponta a transparência na arrecadação como mudança necessária para se evitar desvios do dinheiro público. “Para isso, tem que ser dada autonomia à Administração Tributária, para que, livre de interferências políticas, desenvolva uma política tributária justa e igualitária. Inclusive, a PEC 186, que tramita na Câmara dos Deputados, tem essa finalidade. Ela está sendo vista como uma espécie de ‘remédio’ para a corrupção”, disse Mauro.

O presidente do Sindafisco se refere à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186, de 2007, que prevê a retomada do Brasil aos eixos do crescimento sem o aumento de tributos e que vem garantir mais transparência na arrecadação e melhores condições para a fiscalização conter interferências de interesses políticos e privados, resultando em menos brecha para a corrupção.

Com as articulações e mobilizações que têm ocorrido em Brasília, no sentido de sensibilizar sobre da importância do fortalecimento do Fisco – como instituição de Estado, e não de governo – a PEC 186 vem ganhando apoio dos deputados. Mauro Roberto vê a formação de um cenário positivo para a aprovação da matéria, e destaca o bom trabalho realizado pela Federação Nacional do Fisco (Fenafisco) juntamente com lideranças do fisco de todos os estados do país.

Por Lucas Tatuí