Auditor Fiscal: profissional parceiro da sociedade

Neste dia 25 de setembro, que se comemora o dia do Auditor Fiscal, o Sindicato de Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Rondônia (SINDAFISCO) lembra da importância desse profissional na administração tributaria do Estado. A data foi instituída pela Lei nº 2.132/2009, publicada no Diário Oficial do Estado, edição nº 1.287, de 17 de julho de 2009. Em 2017, o Fisco rondoniense arrecadou mais de R$ 8 bilhões em impostos. Com dedicação, responsabilidade e compromisso com a sociedade, o Auditor Fiscal tem trabalhado para o desenvolvimento econômico-social, viabilizando os recursos necessários para que sejam realizados investimentos nas áreas da saúde, educação, segurança, infraestrutura, assistência social, entre outras.

Segundo publicação da revista Exame, ‘Rondônia: um porto seguro em tempos de crise’, o estado com DNA agropecuário tem crescido de forma constante. A mesma revista relata que ‘8 estados brasileiros devem superar o nível pré-crise em 2019’, entre eles está Rondônia. Já o site bemparana.com relata que ‘Em crise e com dívidas, estados cortam investimentos, menos o Paraná e Rondônia’.

Em pesquisa divulgada pelo Centro de Liderança Política (CLP), sobre o Ranking de Competitividade dos Estados no Brasil, Rondônia está em 4º lugar entre as unidades federativas com maior solidez fiscal do país, com média de 62,3. A pesquisa técnica foi feita pelo The Economist em parceria com a empresa Tendências Consultoria Integrada com cálculos baseados nos índices de 2017, e mostra que no pilar de solidez fiscal, composto por seis indicadores, o estado está entre os poucos que possuem autonomia fiscal acima da média nacional, com 58,1, e em 1º lugar no sucesso de execução orçamentária, com média 100,0.

Notícias que mostram a estabilidade financeira e o crescimento econômico do estado reforçam a importância e dedicação dos mais de 380 Auditores Fiscais de Rondônia que trabalham arduamente em repartições fiscais de Porto Velho e do interior do Estado para manter esse desempenho.

“O dia 25 de setembro é um dia de festa para o Fisco rondoniense. Graças ao trabalho, empenho e dedicação dos Auditores Fiscais, Rondônia tem registrado bons números no crescimento econômico e conseguido manter os serviços essenciais para a sociedade. Neste cenário favorável para Rondônia reafirmamos nosso compromisso com a população e com os Auditores Fiscais de continuar lutando por uma tributação mais justa para todos, e por modernização e valorização da categoria fiscal do Estado”, disse Mauro Bianchin, presidente do SINDAFISCO.

foto…

Fontes: