Assassinato do AFTE Robson Luis completa trás meses sem resposta

O assassinato do Auditor Fiscal Robson Luis Santos Silva completa três meses nesta quarta-feira (08). O crime ocorrido na noite do último dia 08 de julho permanece na lista policial dos casos sem resposta. E os familiares e amigos seguem num angustiante dilema, na espera por justiça. Enquanto isso, o culpado está livre em algum lugar.

Um vídeo foi postado no canal do SINDAFISCO no YouTube com o título “Robson Luis 3 meses de impunidade”. Clique aqui para assistir

A Diretora do SINDAFISCO, Telma França, que foi amiga de Robson Luis, revela que o colega “está fazendo muita falta”. Ela, que acompanhou os familiares de Robson quando esteve aqui no Estado, pôde sentir de perto a dor, principalmente da mãe, por um fim tão trágico do filho. “É muito difícil perder um colega de uma forma tão cruel, e para a mãe e os familiares de Robson a dor está sendo muito maior…”.

“É muito triste… “, continua Telma, “…Um rapaz tão preparado tecnicamente, tão primoroso em suas atividades, e que ainda tinha tanto a oferecer à Administração Tributária, ter um fim como esse…”; “Embora nada trará o Robson de volta, esperamos que a justiça seja feita”, concluiu a Auditora.

O Presidente do SINDAFISCO Adailton Lima também lamentou a impunidade que ainda permacece no caso Robson Luis, e disse que pretende reunir um grupo de colegas para retornar à Delegacia Homicídios de Porto Velho, na busca de informações novas sobre as investigações. “Esperamos que a polícia esclareça esse caso. Enquanto isso, vamos continuar acompanhando e buscando respostas”, acrescentou Adailton.

CONTRIBUIÇÕES

Ao ser assassinado, o Auditor Robson Luis deixou para trás importantes trabalhos para o Estado de Rondônia, nos quais estava empenhado como responsável pelo Projeto de Modernização da Administração Tributária, Financeira e Patrimonial (Profisco).

Uma das últimas ações de Robson, em vida, teve foco no atendimento mais ágil aos contribuintes, com a aquisição de um servidor mais potente (IBM) e uma nova plataforma (“Adabas”) para garantir que o sistema da Sefin não trave na ocorrência de muitos acessos simultâneos.

Dezessete anos no Fisco Estadual, Robson passou por vários cargos na Sefin. No período de 2005 a 2010 foi gerente de Arrecadação. E também participou do processo de estruturação e fortalecimento do Sindafisco, tendo ocupado o cargos de vice-presidente e de diretor.

MOÇÃO

O caso ganhou visibilidade nacional ao ser assunto na 162ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Federação Nacional do Fisco (FENAFISCO), que reuniu em Brasília, entre os dias 6 e 7 de agosto, lideranças de todo o país. Na ocasião, foi aprovada Moção solicitando “providência” das autoridades policiais de Rondônia para identificar e punir os culpados pelo assassinato do auditor.

O assunto foi levado às lideranças do Fisco pelo presidente do SINDAFISCO Adailton Silva Lima, que fez parte da reunião em Brasília. Segue o texto da Moção, na íntegra:

Moção pela Investigação do Assassinato do Auditor Fiscal Robson Luis Santos Silva do Estado de RONDÔNIA

A FENAFISCO – Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, Entidade Sindical Nacional, representativa dos Servidores Públicos Fiscal Tributários da Administração, Tributária, Estadual e Distrital e os Sindicatos Filiados representando mais de 37 mil filiados, reunidos na 162ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo – Brasília/DF, aprova a presente Moção pela investigação do assassinato do Auditor Fiscal de Tributos Estaduais Robson Luis Santos Silva, que foi assassinado brutalmente na noite de 08.07.2014, em Porto Velho-RO, e solicita que as autoridades policiais do estado de Rondônia disponibilizem os recursos necessários para identificar os culpados.

Robson Luís Santos Silva, servidor com grande conhecimento da área tributária, liderou a Gerência de Informática e a Gerência de Arrecadação no período de 2005 a 2010 contribuindo para o desenvolvimento e consolidação da Administração Tributária no estado de Rondônia. Além das contribuições técnicas, participou da luta sindical na gestão de 2002 a 2004.

A FENAFISCO espera a elucidação do crime. O assassinato de Robson Luis representa mais uma triste demonstração da insegurança que afeta a profissão e a sociedade brasileira. Clamamos para que todos os esforços sejam aplicados para identificar, julgar e punir os culpados.

Brasília-DF, 08 de agosto de 2014.

Manoel Isidro dos Santos Neto
Presidente da FENAFISCO