18 de janeiro é data marcante no nosso calendário do Fisco Rondoniense

0
Há 35 anos, em 18 de janeiro de 1980, era publicada no Diário Oficial do Ministério do Interior a relação dos aprovados no primeiro concurso para Agentes Fiscais, na época do Território Federal de Rondônia. E no período entre 28 de janeiro a 26 de março foi iniciado o Curso de Formação realizado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF).

Num tempo do telex, da iluminação a lampião e quando todo o controle financeiro era manual, os primeiros fiscais enfrentaram grandes desafios, mas perseveraram, deixando suas marcas na história.

A Auditora Suley Ferreira dos Santos é uma das pioneiras do Fisco. Ela lembra que trabalhou no prédio da Agência de Rendas de Pimenta Bueno. “Trabalhei juntamente com o Oscar Zibetti, Nézio Bento, Ivaldo, Selma Buganemi, e outros colegas. Sinto-me honrada por também fazer parte dessa história”, comentou.

Suley Ferreira ainda lembrou que, quando havia a necessidade da locomoção para Porto Velho, os fiscais enfrentavam uma BR 364 muito precária, e que ficava pior com os atoleiros causados pela chuva. “Para chegar à Capital, o tempo era de quase 12 horas de viagem”, acrescentou a Auditora.

Desbravadores

O Presidente do Sindafisco, Mauro Roberto da Silva, destaca que o Fisco já começava  com a importante missão de preparar o caminho para o novo Estado, e parabeniza a todos os colegas que fizeram parte daquela primeira turma de “Desbravadores do Fisco Rondoniense”.

 

 

Deixe uma resposta