EXEMPLO DE SUPERAÇÃO: Chapa se tornou servidor público

Constantemente estamos ouvindo histórias de superação, de pessoas que ignoraram a própria realidade e buscaram mudanças com luta, dedicação e, muitas vezes, sacrifícios. Uma dessas histórias aconteceu bem perto de nós, ali no Posto Fiscal de Candeias do Jamari.

O Auditor Fiscal Antônio Carlos Alencar do Nascimento usou a rede social para prestar homenagem a uma pessoa que tem um grande exemplo de vida, a quem ele chama de “guerreiro Ricardo”.

Ricardo é um ex-chapa. Há 11 anos ele atuava como auxiliar de cargas no Posto Fiscal de Candeias do Jamari, distante cerca de 20 km de Porto Velho. Seu trabalho era auxiliar no processo de descarregamento de cargas dos caminhões, pesagem e verificação, e no carregamento de mercadorias e produtos confiscados para armazenamento no depósito do Posto Fiscal.

Com tanto trabalho, Ricardo ainda arranjava tempo para estudar, dando asas aos seus sonhos. Ele não queria ficar a vida todo como chapa. Convivendo todos os dias com os servidores da Sefin, ele decidiu também se tornar um servidor público, e gozar de estabilidade e de uma melhor renda. Mas, sabia que o trajeto até esse objetivo não seria fácil, e exigiria muita dedicação e esforço.

Dedicação e esforço não faltaram ao guerreiro Ricardo. “Aproveitava qualquer horário livre para estudar. Tirava dúvidas de matemática, principalmente com o Edmilson (à esquerda na foto). Ganhava uma miséria de salário, mas pensava sempre em vencer. Às 4 da madrugada estava sempre lá, com a apostila nas mãos”, relatou o Auditor Antônio Carlos Alencar.

Como diz o adágio popular: “quem luta sempre alcança”

“Ricardo nos visitou no Palácio Rio Madeira. Hoje é formado em Administração de Empresas. Concursado no Detran, acaba de ser aprovado no Instituto Federal de Tecnologia em Humaitá, mas prefere ficar no Detran, por enquanto. São exemplos como o dele que motivam e nos fazem acreditar que é possível mudar de vida pra melhor, basta planejar e perseguir a meta com dedicação. O Ricardo não tinha tempo para divertimento, hoje está muito bem”, registrou Antônio Carlos.

O Policial Militar da reserva, José Roberto Farias dos Santos, foi um dos que comentaram. Ele diz que é testemunha dessa história de superação.

“Meu amigo Antonio Carlos, sou testemunha disso. Na época eu ainda compunha o quadro de ativos da PMRO, e presenciava o empenho e a humildade do nosso amigo Ricardo. E grande me é também a alegria de você, que é uma pessoa que sempre pautou pelo empenho dedicação e honestidade em suas ações, ter postado essa justa homenagem de reconhecimento à dedicação e empenho do Ricardo em busca de um futuro melhor. Exemplo para todos.  Forte abraço a você e aos amigos daquela época no Posto Fiscal do Candeias do Jamari, Edimilson, Juliano, Jamili, Sr Júlio, Valadão e segue lista…………….não esquecendo também os auxiliares Alex, Marcela, Jack, Jr., Hamilton e por aí vai…”