Matéria na Imprensa sobre o Dia do Auditor

foto…

Nessa próxima quarta-feira, 25 de setembro, é o Dia do Auditor Fiscal (de tributos estaduais de Rondônia), instituído pela Lei nº 2.132/2009 publicada no Diário Oficial do Estado, edição nº 1.287, de 17 de julho de 2009.

Para celebrar a data, o SINDAFISCO, Sindicato da categoria, estará veiculando na Imprensa uma sequência de matérias relacionadas com a carreira de Auditoria Fiscal. Um dos destaques é a entrevista com uma Auditora que defendeu recentemente sua tese de Mestrado na UNIR sobre tema pouco conhecido até mesmo entre os gestores.

O SINDAFISCO também está realizando o Jantar e Baile dos Auditores, que vai acontecer na sexta-feira (27) no Espaço Multi Eventos, e que deve reunir filiados da Capital e do interior do Estado. O evento é realizado todos os anos nessa ocasião, e vem com novidades na edição 2013.

Função do Auditor

Conforme definição da Federação do Fisco (FENAFISCO), a atividade realizada pelo Auditor Fiscal de Tributos Estaduais é essencial e de extrema importância para a sociedade como um todo. “Os Auditores Fiscais são os profissionais responsáveis por arrecadar impostos estaduais e coibir a sonegação fiscal, e que, de forma eficiente e eficaz, assegura a viabilização de políticas públicas, como melhorias nas estradas, pagamento dos salários dos servidores públicos, investimentos em educação, saúde e segurança”.

Nível técnico

Vale destacar que o Fisco de Rondônia é reconhecido pelo bom trabalho desenvolvido, alcançando recordes sucessivos de arrecadação, sendo visto, inclusive, como modelo para outros Estados. Conta com um corpo técnico altamente preparado, composto por Auditores com formação nas áreas do Direito, Economia (Ciências Econômicas), Contabilidade (Ciências Contábeis), Administração, e Administração Pública, sendo a maioria pós-graduada e alguns em processo de Mestrado.

Desafios

Cada Auditor Fiscal viveu seus desafios pessoais para hoje exercer essa Carreira de Estado. Por ser uma carreira que garante um bom salário, torna-se uma das mais disputadas pelos concurseiros. O concurso da SEFIN atrai à Rondônia pessoas de várias partes do Brasil. “Muitos de nós tivemos que pagar um alto preço, sacrificando muitas vezes a própria família, me referindo aos anos de estudos intensivos no preparo para o concurso.  Há casos de colegas que passaram mais de cinco anos se preparando…”, revelou o Auditor e Presidente do SINDAFISCO, Adailton Silva Lima.

Adailton ainda acrescentou dizendo que “…esse é o motivo da luta do SINDAFISCO pela valorização dos Auditores, pois sabemos o que cada um passou para chegar até aqui, assim como todos os servidores de Rondônia, de todas as demais classes, precisam ser valorizados – cada um teve seus desafios”, concluiu o representante.

Fonte: Lucas Tatuí/Rodoniaovivo