Vídeo do Sindafisco em defesa de um sistema tributário justo e de serviços públicos de qualidade

Em 25 de setembro é celebrado em Rondônia o Dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual. Um vídeo institucional assinado pelo SINDAFISCO (Sindicato da categoria) está sendo veiculado na TV e nas redes sociais em defesa de um sistema tributário justo e de serviços públicos de qualidade como forma de retorno à população que paga impostos

A mensagem do vídeo deixa claro que o Auditor Fiscal de Tributos Estaduais não é um cobrador de impostos, “é um fiscal antissonegação”, que apura o correto recebimento dos tributos, combatendo a corrupção, a evasão fiscal e os crimes de “colarinho branco”, que encontram-se relacionados à pessoas poderosas ou influentes.

O vídeo de um minuto de duração segue a linha da campanha nacional que tem o envolvimento do fisco dos 26 Estados brasileiros e Distrito Federal, voltada à conscientização da sociedade para a necessidade de fiscalização da aplicação dos recursos arrecadados.

O SINDAFISCO reconhece que, embora ninguém goste de pagar impostos, são eles que permitem ao Estado oferecer serviços públicos à população.  No entanto, “assim como você, também achamos que o retorno é muito pequeno”, diz a Entidade.

Outra questão citada no vídeo é a divisão da carga tributária, que, para o SINDAFISCO, é injusta e penaliza os pequenos:

“Como justificar que uma pequena empresa pague mais imposto, enquanto uma grande empresa beneficiada por incentivos fiscais não pague nada?”.

“E o IPVA? Porque donos de barcos, aviões, máquinas e tratores agrícolas são isentos, enquanto todos nós, os que temos carro e moto, pagamos?”

Com a mensagem, os Auditores Fiscais de Tributos Estaduais Rondônia fazem um manifesto público por uma tributação mais justa e com mais retorno à sociedade através de investimentos satisfatório em áreas essências como saúde, educação, moradia e segurança.

O vídeo também está no You Tube: https://youtu.be/7HCClT36KrU