Assassinato de delegado da Sefin completa seis anos de impunidade

Seis anos se passaram e o assassinato do Auditor Fiscal Armando Dalarte permanece na lista dos crimes não solucionados pela polícia. No dia 19 de setembro de 2008 o servidor recebeu quatro tiros à queima-roupa quando estava dentro de um veículo oficial da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin).

O crime aconteceu durante o dia, à vista de uma testemunha que relatou características de um dos acusados, mas o caso ainda é mistério. Há indicação que tenha sido um crime premeditado – já que não houve a intensão de roubar; e que teve um mandante influente.

Armando Dalarte tinha 59 anos quando foi assassinado, e estava há 18 meses como titular da Delegacia de Rendas da Receita Estadual em Ji-Paraná. Na ocasião, o Sindicato da categoria (SINDAFISCO) encaminhou um ofício ao então-secretário de Segurança, Evilásio Sena, pedindo providências. Em resposta, foi assegurado que o crime seria elucidado.

…No entanto, nesta sexta-feira (19/09), o caso Dalarte completa seis anos de impunidade. Mandante e executores permanecem livres, causando indignação aos servidores do Fisco de Rondônia que anelam por justiça. Todos os anos o SINDAFISCO se manifesta na Imprensa cobrando solução. Em 2011 os auditores realizaram uma paralisação nos postos fiscais fazendários.

“INDIGNAÇÃO É O SENTIMENTO CAUSADO PELA IMPUNIDADE QUE AINDA PERMANECE.
SEIS ANOS SE PASSARAM E ONDE ESTÃO OS CULPADOS!?” ​
                                                                                                                                                   SINDAFISCO
                                                                                                                                     Manifestação em 2011, no Posto Fiscal Belmont/Porto Velho

Outro caso

O Auditor Fiscal de Rondônia Robson Luis Santos Silva, que ocupava cargo de liderança na Administração Tributária Estadual, foi mais uma vítima da violência. Ele foi assassinado a tiros em Porto Velho, na noite do último dia 08 de julho.  Neste mês de setembro o crime completou dois meses sem resposta.

O caso Robson ganhou visibilidade nacional ao ser assunto na 162ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Federação Nacional do Fisco (FENAFISCO), que reuniu em Brasília, em agosto, lideranças de todo o país. Na ocasião, foi aprovada Moção solicitando “providência” das autoridades policiais de Rondônia para identificar e punir os culpados pelo assassinato do auditor.

O relato às lideranças do Fisco foi feito pelo presidente do SINDAFISCO Adailton Silva Lima, que representou Rondônia na reunião em Brasília. Segue o texto da Moção, na íntegra:

Moção pela Investigação do Assassinato do Auditor Fiscal Robson Luis Santos Silva do Estado de RONDÔNIA

A FENAFISCO – Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, Entidade Sindical Nacional, representativa dos Servidores Públicos Fiscal Tributários da Administração, Tributária, Estadual e Distrital e os Sindicatos Filiados representando mais de 37 mil filiados, reunidos na 162ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo – Brasília/DF, aprova a presente Moção pela investigação do assassinato do Auditor Fiscal de Tributos Estaduais Robson Luis Santos Silva, que foi assassinado brutalmente na noite de 08.07.2014, em Porto Velho-RO, e solicita que as autoridades policiais do estado de Rondônia disponibilizem os recursos necessários para identificar os culpados.

Robson Luís Santos Silva, servidor com grande conhecimento da área tributária, liderou a Gerência de Informática e a Gerência de Arrecadação no período de 2005 a 2010 contribuindo para o desenvolvimento e consolidação da Administração Tributária no estado de Rondônia. Além das contribuições técnicas, participou da luta sindical na gestão de 2002 a 2004.

A FENAFISCO espera a elucidação do crime. O assassinato de Robson Luis representa mais uma triste demonstração da insegurança que afeta a profissão e a sociedade brasileira. Clamamos para que todos os esforços sejam aplicados para identificar, julgar e punir os culpados.

Brasília-DF, 08 de agosto de 2014.

Manoel Isidro dos Santos Neto
Presidente da FENAFISCO