REIVINDICAÇÕES: Relatório sobre as reuniões na SEFIN

foto…

Conforme decidido em Assembleia, foi formada uma Comissão com filiados da Capital e do interior do Estado que, juntamente com a Diretoria do SINDAFISCO, esteve na SEFIN nos dias 08 e 09 de outubro, com a intensão de apresentar ao Secretário Gilvan Ramos a pauta de reivindicação discutida e aprovada pela categoria.

As reivindicações são tocantes à precariedade das condições de trabalho nos postos fiscais, à falta de auxiliar de pátio e de mão-de-obra administrativa, aos problemas do sistema de informática, além do pagamento de direitos trabalhistas.

DIA 08 – PRIMEIRO DIÁLOGO

Na manhã da quarta-feira (08.10), a Comissão chegou a SEFIN por volta das 8h30min. No entanto, o Secretário Gilvan Ramos não se encontrava no momento. A Diretoria do Sindafisco e os Auditores  se reuniram com o Secretário-Adjunto Wagner Garcia de Freitas, quando foi iniciado um diálogo na busca de soluções.

foto…

Estavam presentes dois coordenadores da Secretaria e um servidor que atua diretamente na área de informática. Na ocasião, o Presidente do Sindafisco, Adailton Lima, transmitiu as reivindicações da categoria:

Falta de Auxiliares de Pátio – O extrato do contrato firmado entre o Estado e a empresa prestadora do serviço foi publicado no Diário Oficial de 01 de outubro de 2014, no entanto, o Secretário-Adjunto informou que não há orçamento para contratar e que está sendo feito um remanejamento. Nesse primeiro momento não houve uma resposta concreta sobre esse assunto.

Problemas do Sistema de Informática –  Auditores lotados em Ji-Paraná e em Vilhena relataram problemas que vem enfrentando em relação ao sistema de informática, que, mesmo após a renovação de equipamentos e plataforma, continua apresentando falhas.

O assessor da Gerência de Informática disse que foi feito investimentos com aquisição de licença para atualização do banco de dados, no entanto, segundo ele, há um gargalo relacionado ao  quadro de pessoal, que conta com um número insuficiente de profissionais trabalhando na área de informática. Havia trinta pessoas contratadas, agora existem apenas 15. O Presidente do Sindafisco pediu para que essa deficiência seja reparada, considerando ser de extrema necessidade para o bom andamento dos serviços fiscais – o que é de interesse do próprio Estado.

Pagamento de Direitos Trabalhistas –  Sobre esse assunto, Wagner disse que deveria ser tratado com o Secretário Gilvan Ramos. Entendendo como um assunto relevante para a categoria e que requer um posicionamento urgente – bem como em relação às demais questões-, Adailton pediu para que fosse agendado um horário na manhã do dia seguinte. E o representante dos Auditores avisou: “informa ao Secretário que amanhã às 8 horas vamos estar aqui de volta”.

DIA 09 – PRIMEIRAS RESPOSTAS

A Comissão encabeçada pela Diretoria do Sindafisco retornou à SEFIN na manhã da quinta-feira (09/10), quando foi informada que o Secretário Gilvan havia viajado. Mas, o Secretário-Adjunto Wagner Freitas recebeu os Auditores e apresentou algumas posições da Administração em relação às reivindicações:

Falta de Auxiliares de Pátio – O Secretário-Adjunto disse que a previsão é que em 30 dias esse problema esteja solucionado.

Falta de Mão-de-Obra Administrativa –  Wagner informou que ocorrerá uma reunião com a Secretaria de Educação (SEDUC) no intuito de conseguir a cedência  de alguns servidores do administrativo para auxiliar no trabalho do Posto Fiscal de Vilhena.

Pagamento de Direitos Trabalhistas –  “Houve uma sinalização positiva para o pagamento.  Wagner falou que até terça-feira [dia 14-10]estará nos dando uma posição. Vamos retornar à SEFIN e manteremos nossos filiados informados assim que tivermos uma resposta final”, disse o Presidente do Sindafisco,  Adailton Lima. Ele ainda avaliou como positivo o esforço conjunto e concluiu dizendo que “estamos avançando em mais essas conquistas”.

Comunicação Sindafisco